olheiras

A pele é o maior órgão do corpo humano e é dividida em três camadas: epiderme, derme e tecido adiposo.  A epiderme é a camada mais externa, que fica exposta ao meio ambiente e é constituída por grande quantidade de água. Com o passar dos anos e de acordo com as condições climáticas, acontece a perda da umidade natural, ocasionando a desidratação da pele que causa o aparecimento de rugas, perda da elasticidade e luminosidade. Assim, é necessária uma ajuda externa e uma alternativa é a utilização de hidratantes corporais e faciais que em sua composição contenham óleos emolientes, que auxiliam na hidratação e ajudam na diminuição da perda de água na epiderme.

poros

Os emolientes são óleos vegetais como: ácidos graxos (ômega 6 e 3) e lipídios não gordurosos que utilizados na produção de hidratantes. Os óleos presentes nos cosméticos, formam uma camada protetora na pele que previne a perda de água, mantendo o nível de umidade na pele proporcionando suavidade, maciez e flexibilidade. Como a exposição ao ambiente e o envelhecimento são fatores que contribuem na redução dessa capacidade de retenção de água pelas células os agentes emolientes são componentes essenciais na  prevenção de rugas e pele seca.

Alguns óleos utilizados na composição de hidratantes corporais e faciais são:

Óleo de cártamo:

oleo de cartamo

O Cártamo é uma planta nativa do Oriente Médio e seu óleo é extraído das sementes de Carthamus tinctorius, uma planta anual de flores amarelas ou alaranjadas e muitos ramos. Os benefícios do Óleo de Cártamo estão ganhando destaque e ele está sendo usado cada vez mais pelas pessoas. Estudos mostram que ingerir uma dose diária de Óleo de Cártamo como suplemento nutricional pode reduzir inflamação, diminuir o colesterol ruim e a gordura corporal, melhorar a saúde do coração, promover o ganho de massa magra, além de ser um antioxidante natural e fortalecer o sistema imunológico.

Óleo de amêndoas doce:

oleo de amendoa

Conhecido por fazer parte do enxoval das gestantes, o óleo de amêndoas auxilia na prevenção das estrias pois é rico em ácido oléico e possui alta concentração de vitaminas. Que proporciona uma ótima hidratação corporal e facial.

Óleo de argan:

oleo de argan

O óleo de argan é extraído das sementes da árvore de Argan, planta nativa da região do sudoeste do Marrocos, e é um óleo extremamente raro pois a planta precisa ter no mínimo 30 anos para começar a produzir o fruto. O óleo de Argan ficou conhecido por seu benefício em produtos para cabelos mas também possui uma ótima ação antioxidante na pele e uma alta concentração de vitaminas, minerais e ácidos graxos.

Se interessou? Na +Viva Pharma você encontra hidratantes corporais com uma grande variedade de óleos em suas composições. Encontre no nosso e-commerce!