Você deve conhecer ou talvez tenha ouvido falar em farmácia de manipulação, não é mesmo? Afinal, é cada vez mais comum que profissionais da área da saúde recomendem a manipulação de fórmulas e com isso algumas perguntas podem surgir, por exemplo: REMÉDIOS MANIPULADOS SÃO CONFIÁVEIS? DEVO OPTAR POR MANIPULADOS? QUAIS AS VANTAGENS?

Se essas perguntinhas estão pairando sobre a sua cabeça, fique tranquilo que hoje a gente fala um pouco mais sobre os manipulados aqui nesse post e esperamos que suas dúvidas sejam esclarecidas.

REMÉDIOS MANIPULADOS: MAIS DO QUE FÓRMULAS!

Se você não quer optar por remédios industrializados, uma das opções mais seguras é a manipulação de medicamentos. Manipulados possuem exatamente os mesmos ativos presentes nos remédios vendidos pelas grandes farmácias comerciais, porém, podem apresentar algumas vantagens.

Os remédios manipulados são produzidos na quantia que você precisar, de forma super personalizada, com ativos e excipientes adequadas para cada pessoa. Além disso, na maioria das vezes possuem um preço bem mais atrativo ao consumidor do que os industrializados. Outro ponto importante que deve ser citado quando se trata de manipulação de medicamentos é o controle de segurança durante sua produção. Uma das práticas comuns durante a manipulação das fórmulas é a dupla checagem, em que um farmacêutico confere se o que foi feito em todas as etapas da produção realmente está de acordo com os requisitos exigidos.

Além disso, podemos citar também a pesagem monitorada, que consiste em um sistema moderno que viabiliza o controle do peso durante a produção do medicamento fazendo com que a pesagem, bem como a nomenclatura dos componentes da fórmula, estejam na quantidade exata.

Quando a ideia é ter uma experiência diferenciada, com atendimento personalizado, exclusivo, a dica é sempre optar por uma farmácia de manipulação. O relacionamento entre quem realiza a manipulação do medicamento e quem o utiliza vai ser muito mais próximo e com isso todas as suas dúvidas podem ser sanadas em uma conversa com o farmacêutico. É nesse momento que você pode fazer algum pedido especial, esclarecer detalhes que possam ser necessários no rótulo, embalagem, até mesmo cor de cápsulas, entre outras possibilidades. Enfim, se você procura um atendimento exclusivo, que foge ao convencional e com a certeza da qualidade no produto final, a farmácia de manipulação é o ideal.

QUAIS OS TIPOS DE REMÉDIO UMA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO PODE FAZER?

Enquanto os medicamentos industrializados, encontrados em farmácias comerciais, atendem grande número de pessoas, o medicamento manipulado é feito sob medida. Várias são as possibilidades quando falamos na manipulação de medicamentos, onde as prescrições podem vir das mais diversas especialidades, como por exemplo: cardiologia, nutracêutica, reumatologia,

ortomolecular, esportiva, estética, fitoterápica, dermatologia, homeopática, odontologia, veterinária, neurologia, psiquiatria, oftalmologia, gastroenterologia, medicina geral, entre outros. As farmácias de manipulação estão aptas a produzir medicamentos das mais diferentes especialidades e de forma totalmente personalizada e, no caso da +VIVA, com o que há de mais moderno no ramo, além da equipe com profissionais capacitados e treinados para oferecer o melhor aos clientes.

3 RAZÕES PARA OPTAR PELA MANIPULAÇÃO DE MEDICAMENTOS:

RÓTULO COM TODAS AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ PRECISA

O rótulo do medicamento manipulado possui todas as informações da farmácia que o produziu, além de data de fabricação, validade, seu nome, e o nome do farmacêutico responsável, além, é claro, de constar os cuidados a serem tomados para a conservação do manipulado. E mesmo com um rótulo completo, se você ainda tiver dúvidas, o contato com a farmácia é sempre uma ótima dica.

FÓRMULAS 100% SEGURAS

Se você está pensando em mandar manipular um medicamento, saiba que as matérias primas utilizadas na produção dos remédios passam por rigorosos testes e são adquiridas somente se acompanhadas por laudo que possa confirmar o resultado positivo da análise feita pelo seu fabricante.

Outro ponto importante que devemos ressaltar é que assim que chegam nas farmácias, as matérias primas passam por uma segunda bateria de testes que fazem parte do controle de qualidade, tudo para garantir que os ativos e excipientes adquiridos sejam os correspondentes, o que assegura que as formulas estão de acordo com os resultados prometidos.

MEDICAMENTOS EXCLUSIVOS

Como já citamos aqui no post, uma das principais vantagens de um medicamento manipulado é a sua exclusividade/personalização. Por exemplo, se uma pessoa  é intolerante a lactose, o medicamento pode ser feito sem esse elemento que está na fórmula de grande parte dos medicamentos industrializados.

Além disso, quando se trata de crianças e idosos, grupos que podem apresentar dificuldade de deglutição para fórmulas que são encontradas somente em comprimidos ou assemelhados, na farmácia de manipulação podem virar xarope ou outras formas que são consumidas facilmente por essas pessoas.

E aí, deu para entender um pouquinho mais sobre o universo das farmácias manipulação e os manipulados? Esperamos que sim. Ah, e nunca é demais lembrar, se você curtiu esse post e se ele foi útil, não deixe de compartilhar com seus amigos. Até o próximo post!