Você já viu falar em filmes orodispersíveis, ou então em filmes sublinguais? Sabe como é a sua apresentação e em quais situações podem vir a serem usados? Não? Então se liga nesse post que hoje vamos te contar um pouco mais dessa novidade que faz parte desse vasto mundo da manipulação e que veio para facilitar a vida de muitas pessoas, em especial as que por alguma razão não podem ingerir medicamentos em forma de comprimidos, cápsulas, entre outros.

FILMES ORODISPERSÍVEIS: O QUE SÃO?

Quando falamos em medicamentos, é natural que de forma automática viemos a pensar em comprimidos, cápsulas, inúmeras formas de apresentação que são ministradas via oral nos pacientes. Porém, existem alguns grupos, como geriátricos, pediátricos ou os que possuem alguma dificuldade de deglutição onde a ingestão via oral acaba não sendo uma opção. Para esses casos, a forma farmacêucita mais adequada são os filmes orodispersíveis.

Conhecidos também como Patch bucal, Filme bucal, Strip oral, Lâminas bucais, Filme de dissolução rápida, Filme de desintegração oral, Filme de dissolução bucal, Filme solúvel oral, essa nova forma de apresentação medicamentosa vem ganhando espaço importante nas farmácias magistrais, principalmente por apresentarem inúmeras vantagens, além de eficácia cientificamente comprovada.

Quando se fala em filmes orodispersíveis ou strip oral, muitas são as vantagens, entre elas está o fato de ser absorvido pelo nosso organismo de forma muito mais rápida do que se comparado aos tradicionais comprimidos e capsulas, visto que é absorvido inteiramente pela nossa mucosa bucal.

Os filmes orodispersíveis são uma forma farmacêutica diferenciada, bastante prática e eficiente que além de beneficiar alguns grupos de pacientes, como já citamos anteriormente aqui no post, ainda é a opção ideal para as pessoas que tem estilo de vida agitado e precisam de praticidade. E claro, podem tornar-se ainda mais uma alternativa para administrar medicamentos em pacientes veterinários.

 

QUAIS TIPOS DE REMÉDIOS PODEM SER MANIPULADOS EM FILMES ORODISPERSÍVEIS?

Juntar ativos diferentes em uma única fórmula, tornando-a personalizada, única, levando em conta as necessidades individuais de cada cliente, é uma das várias vantagens quando falamos de medicamentos manipulados.

Os filmes orodispersíveis são uma possibilidade no mundo da manipulação e trata-se de um polímero solúvel em água que suporta até 50mg de ativos que se dissolve completamente quando colocado na cavidade oral, tornando-se então uma maneira rápida e prática de tomar um medicamento. E vários são os tipos de medicamentos que podem ser feitos na forma de filme orodispersível, como por exemplo: analgésicos, antiasmáticos, antialérgicos, anti- inflamatórios, contra náuseas, anemia e suplementos alimentares, entre outros, podendo ser prescritos pelos profissionais da saúde diversos tipos.

TOP 10 BENEFICIOS DOS FILMES ORODISPERSÍVEIS:

Quando pensamos na manipulação de remédios em filmes orodisperíveis/strip oral, muitas podem ser as vantagens, por isso elencamos para você os 10 principais benefícios de apostar nessa novidade altamente tecnológica que chegou para mudar a forma como vimos os medicamentos. Confira:

  1. Rápida desintegração e absorção sistêmica do fármaco;
  2. Maior biodisponibilidade, já que alguns insumos podem ser absorvidos na boca (ou na faringe e no esôfago), sem a necessidade de chegar ao estômago, o que permite a redução da dose;
  3. Não apresentam risco de sufocamento ou engasgo;
  4. São flexíveis e fáceis de serem carregados e administrados;
  5. Sofrem menor degradação no estômago;
  6. Apresentam mais aceitabilidade, logo, têm maior adesão e conclusão do tratamento;
  7. Permitem doses mais exatas;
  8. Não causam enjoos e náuseas;
  9. Apresentam menos riscos de reações alérgicas;
  10. Causam menos efeitos colaterais.

Quando falamos do mundo da manipulação, abrimos portas para as mais diversas possibilidades, e os filmes orodisperívies são uma delas. Inovadores, práticos e eficientes, vem sem mostrando uma ótima opção, principalmente para grupos específicos de pacientes. Esperamos neste post conseguir ter trazido informações úteis sobre essa forma de medicamento única.

Se você curtiu, não esqueça de compartilhar com os amigos, viu? Ah, e se quiser saber mais sobre como manipular seus próprios filmes orais, é só entrar em contato conosco via redes sociais, telefone ou WhatsApp. Até a próxima!